Imprimir

Funcionamento

Publicado em Escola

O Espaço Amar foi idealizado para oferecer às crianças um ambiente com muito carinho, segurança e conforto, pois compreendemos que não há riqueza maior, do que um filho, e o quanto é difícil para uma família, passar longas horas longe de seu pequeno. É por isso, que tudo o que fazemos é com muito amor.

Contamos com uma equipe composta por educadoras e berçaristas que diariamente propiciam situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas pela Pedagoga para que possam promover o desenvolvimento físico, intelectual e emocional de seu bebê.

Sabemos que os pequenos compreendem o mundo de uma maneira única, assim cada momento do dia, como o banho, a alimentação, as trocas de fralda são consideradas oportunidades naturais de desenvolvimento.

Estimulação:

A estimulação acontece naturalmente desde o momento em que a criança é recebida pela berçarista, o que acontece sempre num clima permeado de afetividade.  Em todos os momentos da rotina as berçaristas comunicam-se com os bebês conversando corretamente, cantando, utilizando-se de gestos, expressões, do toque, de brinquedos. A ênfase de nosso trabalho é dada ao brincar, porém também são planejadas algumas atividades de exploração sensorial, motora e musical, específicas para cada bebê ou que possam beneficiar a todo o grupo.

Horários de Atendimento:

Meio Periodo – 4 horas de permanência

Extendido – 8 horas

Intermediário – 10 horas

Integral – 13 horas (06h00 às 19h00)

Materiais de uso individual

Mamadeiras, copos, fraldas, leite, roupas de cama, toalha, itens de higiene e roupas, são enviados pelos pais.

Alimentação

O almoço e jantar são preparados diariamente em nossa cozinha, seguindo um cardápio nutritivo e balanceado. Mamadeiras, sucos e papinhas são manipulados no momento de servir no lactário do berçário. Os pais enviam nas segundas-feiras frutas conforme o cardápio para os sucos e lanches.

Rotina Alimentar do Berçário

08h30 / 09h00 – lanche da manhã

11h00  - Almoço        

13h00 / 14h00 - Mamadeira (leite) 

15h00  Lanche da tarde        

17h00  Jantar (opcional)

Higiene

O material de higiene ( fraldas descartáveis, lenço umedecido, pomada contra assadura, xampu, sabonete líquido) é enviado pelos pais, bem como as roupas necessárias às trocas e toalha de banho diariamente. As trocas de fraldas ocorrem frequentemente, respeitando as necessidades individuais das crianças. O banho é uma rotina normal do berçário sempre que necessário, sendo que um banho completo faz parte dos serviços prestados às crianças que ficam no período a partir de 6 horas.

Enxoval Diário

Roupas em número suficiente para o período de permanência da criança, considerando-se a possibilidade de inversão de temperatura, calçado (se usar), toalha de banho, babadores, chupeta (se usar) e fralda de boca, visivelmente nomeados. As fraldas poderão ser enviadas diariamente ou em pacote (nomeado) para um período maior.

Agenda Diária

Diariamente registramos com detalhes toda a alimentação, horário, quantidade, horários de sono, evacuações, ocorrências de saúde e demais informações relevantes para que os pais acompanhem a rotina e o desenvolvimento do seu bebê.

Período de Férias:

2 últimas semanas de dezembro. Neste período todos os profissionais saem de férias e aproveitamos para realizarmos as manutenções necessárias no Berçário.

Documentos necessários à matrícula:

- Cópia da certidão de nascimento

- Cópia da carteira de vacinação

- Cópia da carteirinha do convênio médico

- Cópia do RG e CPF do responsável financeiro

- Cópia do comprovante de residência

- Preenchimento dos formulários (entregue pela secretaria)

Adaptação:

O processo de adaptação ocorre progressivamente durante a primeira semana de permanência da criança no berçário. No 1º dia a mamãe e a criança ficam um período de 1 hora. No 2º dia, ambos ficam 2 horas. No 3º dia, 3 horas, mas a mamãe apenas observa de longe. No 4º dia, a criança ficará sem a mamãe por um período de 4 horas. A partir do 5º dia, período normal. É importante respeitar o limite e a ambientalização da criança e da mamãe, estendendo o processo de adaptação, quando necessário.